Alterar o idioma do wordpress para português

Com este post pretendo ajudar todos aqueles que querem ter o wordpress em português. Ao instalar o wordpress, a instalação é efectuada em Inglês, no entanto, é possível depois fazer a alteração para o idioma pretendido.

Esta semana iniciei um novo projecto em wordpress, e ao início senti algumas dificuldades porque já não me lembrava como colocar o wordpress em português. Assim, este post servirá para ajudar todos os que enfrentam este mesmo problema e servirá também para consulta futura.

Bem, depois de instalarem o wordpress no vosso servidor o 1º passo é encontrar o pacote do idioma pretendido.

Uma forma simples de descarregarem o pacote do idioma português é usando o seguinte link:

http://pt.wordpress.org/wordpress-2.8.6-pt_PT.zip

Este link serve para a versão wordpress 2.8.6 (que é a versão que eu tenho). No caso de terem outra versão apenas têm que substituir no link o “2.8.6” pela vossa versão do wordpress. Por exemplo, para quem tem a versão 2.5 o link seria: http://pt.wordpress.org/wordpress-2.5-pt_PT.zip

 

 

O 2º passo é a instalação do ficheiro .po – para isso terá que fazer o upload do pacote de idioma descarregado para o seu servidor. Descompacte o ficheiro descarregado, uma vez que ele é descarregado no formato .zip, e em seguida faça o upload da pasta “languages” que está em dentro da pasta “wp-content”, para a pasta “/wp-content/” do wordpress que está instalado no seu servidor. O ficheiro que nos interessa que é o “pt_PT.po” está precisamente dentro desta pasta “languages” que acabou de enviar para o servidor.

Por último terá que alterar o ficheiro wp-config.php – este ficheiro está situado na raíz do directório ftp onde está instalado o seu wordpress. Depois de encontrar o ficheiro “wp-config.php”, descarregue-o para o seu computador usando o seu cliente ftp. Em seguida, abra o ficheiro descarregado (usando por exemplo o Bloco de notas – notepad) e localize a entrada:

define (’WPLANG’, ”)

Substitua esta entrada por:

define (’WPLANG’, ‘pt_PT’)

e salve o ficheiro.

Agora terá que substituir o ficheiro que acabou de alterar pelo ficheiro original.

Para isso, faça o upload do ficheiro alterado para a localização onde se encontrava o ficheiro original.

Por último faça “refresh” no seu browser, ou saia e volte a entrar na administração, para que as alterações tenham efeito.

E pronto, já tem o seu wordpress em português.



















































Related Posts with Thumbnails

One Responseto “Alterar o idioma do wordpress para português”

  1. Obrigado pela ajuda. Foi mais fácil do que eu imaginava.

Leave a Reply

Imagem CAPTCHA
*